top of page

Como aproveitar a ilha mais famosa da Tailândia, longe de turistas


Um dos principais destinos turísticos na Tailandia é a ilha Maya Bay, a da foto acima. Quem já assistiu o filme “A Praia” com o Leonardo DiCaprio sabe do que eu estou falando, afinal o filme foi filmado lá.

O lugar é paradisíaco, com certeza a praia mais bonita que eu já conheci. A ilha é inabitada, nela não há nada além de natureza e, para chegar lá, é preciso se hospedar em Koh Phi Phi, ou alguma outra praia perto.

O problema de Maya Bay é que, após todo o sucesso do filme, ela sofre com um turismo desenfreado. Todos querem conhecer o lugar que foi filmado o filme. A praia fica extremamente lotada, o que acaba tirando toda a beleza do lugar.

Mas não se preocupem, existe sim um jeito de ver a praia vazia e contemplar toda sua beleza.

Existe uma empresa chamada Maya Bay Sleep Aboard, que oferece um passeio de barco no qual você dorme no próprio barco, na ilha, e acorda com a praia completamente vazia. O passeio é maravilhoso e vale MUITO a pena.

O Maya Bay Sleep Aboard é um barco que sai diariamente de Koh Phi Phi, por volta das 15h.

No caminho para a ilha hollywoodiana, paramos primeiro em um lugar chamado Viking Caves, onde podemos nadar com milhares de peixes coloridos, andar de caiaque e fazer snorkel.

Chegamos em Maya Bay um pouco antes do pôr do sol, quando a ilha ainda está relativamente cheia. Assistimos o pôr do sol e vemos as pessoas pouco a pouco indo embora, até ficarmos com a praia inteira para nós.

É servido então o jantar, já incluso no preço. Depois de jantar podemos comprar umas cervejas (ou vodka, pra quem se animar mais) e ficamos na ilha aproveitando o nosso isolamento do resto do mundo. Conversando, tocando violão, conhecendo gente nova, fotografando o céu absurdamente estrelado, etc.

Voltamos então para o barco, para nadar com os plânctons luminosos. Essa hora por pouco eu não nadei, pois haviam me falado que quase não se veem os plânctons, então me deu preguiça. Mas foi só a primeira pessoa pular na água que deu pra ver o mar inteiro se iluminando.

Eu nem pensei duas vezes e também mergulhei. Foi uma das experiências mais diferentes que eu já tive na vida. São milhões de pontinhos luminosos na água que se acendem conforme você se mexe. A água fica literalmente brilhando.

A imagem a cima não foi tirada em Maya Bay, porém ilustra bem como o mar brilha com a presença dos plânctons.

Depois do último mergulho da noite, é hora de ir dormir.

Dica: antes de nadar com os plânctons, reserve seu lugar de dormir no teto do barco; é o melhor lugar que tem, porque você dorme diretamente embaixo das estrelas, sem nenhuma cobertura.

Dormimos e acordamos no dia seguinte com o dia clareando.

Voltamos à praia, que ainda estava vazia, e curtimos lá mais um pouco. Depois foi servido o café da manhã.

Voltamos a Koh Phi Phi por volta das 10h da manhã, tendo o dia inteiro para fazer outros passeios.

Praticamente não vimos a praia cheia de turistas, e em vários momentos tivemos uma das ilhas mais bonitas do mundo só para a gente.

O Maya Bay Sleep Aboard é a única agência que faz esse passeio, então reserve com antecedência, pois ele lota muito rápido.

É um passeio caro; em 2015 eu paguei U$90, mas vale cada centavo.

Eu fiz esse passeio no dia 30 de dezembro de 2015.

Na última noite do ano dormi no telhado de um barco, em alto mar, sem barraca, olhando pro céu mais estrelado desse mundo. Coisa que hotel 5 estrelas nenhum supera. Isso depois de nadar de madrugada com plânctons luminosos.

Não poderia ter terminado o ano de um jeito melhor.

bottom of page