top of page

Etiópia - Curiosidades & Dicas


A Etiópia é um país muito diferente de todos os que eu já conheci, por diversos motivos. É também um dos mais incríveis que eu já fui: um lugar maravilhoso, cheio de história, de cultura, de coisas para fazer e lugares para visitar. A Etiópia me surpreendeu muito positivamente, e resolvi fazer uma listinha com suas peculiaridades e também algumas dicas para quem tem vontade de conhecer aqueles lados:

1 A Etiópia é o único país da África que não foi colonizado.

2 Por conta disso, as influências europeias são muito menores: lá eles têm seu próprio calendário (fui no final de 2017 e para eles era 2010), seu próprio idioma, sua própria religião e até o próprio horário.

3 Pois é, eles começam a contar o dia a partir de quando o sol nasce. Portanto, meia noite é quando o sol está raiando, o almoço é por volta das 7 da manhã, o sol se põe ao meio dia e por aí vai.

4 A cultura Rastafári é inteiramente baseada na Etiópia. 'Ras' significa 'príncipe' e 'Tafari' era o nome de um príncipe famoso por lá que, após virar imperador, ficou conhecido como Haile Selassie. Reconhece esse nome? Pois é. Selassie é até hoje venerado em muitos lugares e, segundo os rastafáris, era a reencarnação de Jah (Deus).

5 A religião e a cultura Rastafáris tem suas cores verde, vermelho e amarelo por conta da bandeira da Etiópia.

6 Shashamane é o nome de uma cidade que, em 1948, foi dada de presente por Selassie aos jamaicanos rastafáris para que eles pudessem voltar ao seu continente de origem, de onde foram tirados a força pelos europeus e escravizados. Até hoje Shashamane é uma cidade rastafári.

7 Os primeiros resquícios da nossa espécie, ossos de 3.18 milhões de anos atrás, foram encontrados na Etiópia. Portanto, acredita-se que foi nesse país que a humanidade nasceu.

8 Internet é algo um pouco difícil de usar no país. Portanto, se está nos seus planos ir para lá, avise seus pais - ou qualquer pessoa que possa se preocupar com você - que você provavelmente ficará incomunicável de vez em quando. O presidente vira e mexe bloqueia a internet em todo o país, pelos motivos mais triviais, por exemplo: me disseram que, duas vezes por ano, na semana de provas dos estudantes, a internet é bloqueada no país inteiro. Ou seja, duas semanas por ano bancos, empresas, agências e hospitais ficam sem internet para que alguns alunos não colem em suas provas.

9 Conseguir um chip pré-pago para colocar no celular também não é tarefa fácil. Tem toda uma burocracia e, caso você não vá passar meses no país, não vale a pena.

10 No sul e na capital da Etiópia eu tomei a melhor vitamina de abacate da minha vida. O abacate lá é muito bom, e me deixa triste pensar que eu provavelmente nunca mais vou tomar outro igual :( Então, se você for para lá, aproveite.

11 As viagens de ônibus lá não acontecem à noite. Portanto, se você pretende ir de ônibus às outras cidades, calcule um dia inteiro para cada trecho.

12 Água quente também é algo raro por lá. A não ser que você se hospede em um hotel de luxo, se prepare para tomar alguns banhos frios.

13 Injera é o nome da comida mais tradicional e comum do país. É uma espécie de pão - ou de tortilla - esponjoso levemente ácido que eles comem com tudo. É considerada uma superfood e tem dezenas de nutrientes. E é uma delícia (na foto, Injera é a massa que está por baixo e o nome do prato é Beiened).

14 Se prepare também para fazer xixi e cocô em buracos. Os banheiros lá, sem ser em hotéis e restaurantes internacionais, como em diversas outras partes do mundo, não têm privadas, e sim um buraco no chão. Mas no final você acaba se acostumando.

15 Apesar de todas as coisas maravilhosas que têm para fazer lá, o turismo no país ainda é algo muito fraco. Em diversas ocasiões eu era a única branca no local. Por um lado é bom: você acaba experienciando muito mais o local e vê como o país realmente é. Mas tem um lado ruim: pelo fato de não haverem muitos turistas, a infra-estrutura do país para o turismo também acaba sendo bem fraca. No meu voo de São Paulo a Addis Ababa (capital da Etiópia) eu fui a única pessoa que desceu no país, o resto do voo inteiro estava fazendo escala para ir a outros lugares.

É uma pena pois a Etiópia tem tantos lugares incríveis para oferecer, tanta comida boa e gente simpática, mas pouquíssimas pessoas sabem disso e, portanto, nem se interessam pelo país.

bottom of page