top of page

Inverno na Islândia - prós e contras

Dizem que a Islândia no inverno e a Islândia no verão são dois países completamente diferentes e, durante a minha viagem, conheci algumas pessoas que estavam viajando pela segunda vez pelo país, pois haviam ido no verão e queriam conhecer o inverno por lá.

Eu passei o ano novo na Islândia e depois dirigi (roteiro) durante 8 dias pelo sul e sudoeste do país.


Existem diversos prós e contras de se viajar pelo país durante o inverno. Aqui vão alguns:


CONTRAS: 

  • Os dias são MUITO mais curtos - Durante o verão os dias são mega longos, e em certa época o país tem até o sol da meia noite. No inverno, porém, o dia começa a clarear por volta das 10h e a escurecer por volta das 16h, o que te dá muito menos tempo de aproveitar os lugares.

  • Clima - As temperaturas durante o inverno na Islândia são baixas, mas não tanto quanto a maioria das pessoas imagina (costumava ficar em torno dos 0°C, -2°C pelas regiões que passei). O problema, porém, é o vento. Venta muito no país, o que faz a sensação térmica despencar. Então roupa apropriada é fundamental, se não você não vai conseguir aproveitar a viagem: Muito importante é levar uma capa de chuva/corta-vento de qualidade. Bota impermeável também é essencial por conta da neve e as três camadas de roupa para que você não passe frio também são importantes.

  • Estradas fechadas - por conta do clima, muitas estradas fecham durante o inverno (o norte do país, por exemplo, não é recomendável de se fazer). E mesmo as estradas abertas diversas vezes ficam com neve ou gelo, o que faz com que seja um pouco mais perigoso de se dirigir. Leia aqui dicas sobre como dirigir no inverno no país.

  • Restrições - além das estradas fechadas, também não é possível acampar e não é recomendável alugar as famosas camper vans da região.


PRÓS:

  • Aurora Boreal - na minha opinião, a Aurora é o principal motivo de se ir à Islândia durante o inverno. Como o fenômeno só aparece quando está muito escuro, só é possível vê-la nos meses de inverno. Leia aqui como encontrar a Aurora Boreal na Islândia.

  • Eterno pôr-do-sol - como o sol não chega a ficar no alto do céu durante o inverno, nos dias com céu limpo você presencia um eterno pôr-do-sol. O sol está sempre baixinho então todo o tempo o céu fica com umas cores meio rosas.

  • Cavernas de gelo - o tour pelas cavernas de gelo também só é possível de ser feito durante o inverno .

  • Baixa temporada - por ser baixa temporada, os preços são menores e é mais fácil fazer uma viagem sem precisar reservar nada com antecedência.

  • Neve - essa é subjetiva já que tem gente que gosta e gente que não gosta. Mas, na minha opinião, as paisagens costumam ficar mais bonitas com neve (apesar de ser mais difícil de se fazer tudo)


Como vocês podem notar, os prós e os contras se equilibram um pouco durante as estações, então vai muito das preferências e objetivos de cada pessoa. Vale notar que o clima durante o inverno pode ficar realmente louco (como também pode não ficar), a primeira metade da minha viagem foi bem tranquila e nem neve tinha, na segunda metade começaram a ter umas tempestades de neve muito fortes pelo país inteiro e tiveram 2 dias (e meio) que eu não pude nem sair do hotel, e várias pessoas reservaram passeios que tiveram que ser cancelados (foram reembolsadas). Então, caso vá no inverno se prepare psicologicamente para precisar ficar no hotel alguns dias, porque pode acontecer.

bottom of page