top of page

Manual prático para viajantes ao Egito


É difícil encontrar um adjetivo que defina o Egito, já que ele é tantas coisas ao mesmo tempo. É um país maravilhoso, mas também é um país sujo. É um país de gente incrível, e ao mesmo tempo de gente irritante (vide: vendedores). É um país caótico, mas com um caos que funciona. A verdade é que é necessário um bom tempo no Egito para entender o Egito. Eu passei um mês por lá, e separei aqui algumas dicas e informações valiosas para quem está indo pela primeira vez:

1 Como na maioria nos países de terceiro mundo, eles são profissionais na arte de negociar. Então negocie tudo. O preço final quase sempre será menos da metade do primeiro valor que te deram.

2 Quase tudo tem um preço para o egípcio, e outro (mais caro) para o turista.

3 Cada vez que atravessar a rua no Cairo, você vai ver a sua vida passando na frente dos seus olhos. Há pouquíssimos faróis na cidade, e motorista nenhum para pra pedestre. Então você tem que sair andando mesmo, sem olhar pra trás, e torcer para que os carros desviem de você.

4 O exército está em todo lugar.

5 Na maioria dos locais, inclusive hoteis chiques, é necessário passar por um raio-x antes de entrar.

6 Quando for pegar taxi, negocie o preço antes de entrar no carro. Ninguém lá usa taxímetro, então eu aconselho que você pergunte para alguém antes qual seria um preço justo para ir a tal lugar, e não aceite pagar nada mais que isso.

7 Os vendedores do Cairo são extremamente chatos. Chatos mesmo. Vão ficar correndo atrás de você querendo fazer com que você compre algo, ou utilize o serviço deles. Infelizmente nessas horas a gente tem que ser grossa mesmo, só assim eles vão embora.

8 Cuidado com golpes, eles querem passar a perna em você o tempo todo. Se você deu uma nota de 100 pra alguém, tenha certeza que deu uma de 100, para eles não enfiarem no bolso e dizerem que você deu uma de 5. Tem muito vendedor que passa com seus produtos falando "One dollar", aí você vai comprar e ele diz que custa 10 dólares, e não U$1. Se alguém te abordar na rua e falar que tal atração está fechada, ou a bilheteria está fechada porque é hora da reza, não acredite. Se alguém quiser te mostrar alguma coisa não vá com ele. Você tem que ficar esperta o tempo todo porque é gente querendo te enganar o tempo todo mesmo.

9 Se prepare para ser parado várias vezes ao dia pelos locais para ser fotografado.

10 Se você vai viajar de ônibus pelo Egito, deixe seu passaporte com você (aliás, deixe eu passaporte sempre com você, né), porque nas estradas há muitos checkpoints do exército onde eles entram no ônibus e pedem os documentos de todos.

11 Se você estiver indo ou voltando da península do Sinai de ônibus e vai cruzar o Canal de Suez, vai ter que descer do ônibus e abrir a sua mala para que os soldados chequem se está tudo ok. Eu dei sorte e em poucos minutos já havíamos cruzado, mas quando as estradas estão cheias essa abordagem pode levar horas.

12 Não feche nenhum passeio com muita antecedência, dá pra fechar tudo de um dia pro outro e acaba saindo muito mais barato.

13 Coma muito da comida local, que é uma delícia. Prove também fumar Shisha, que é algo super tradicional por lá.

14 Não é necessário usar o hijab, mas se vista de forma comportada. Homens: não usem bermudas ou regatas. Mulheres, a mesma coisa: calça ou saia comprida e camisetas de manguinha, sem mostrar as pernas, ombros ou barriga. Temos que nos adequar aos costumes dos países que visitamos, e não vice-versa.

15 O Egito, que já foi dos países mais turísticos do mundo, hoje sofre as consequências da Revolução que teve lá. Você vai ver muitos hotéis abandonados e lugares vazios, infelizmente.

16 Na maioria das áreas, o Egito é um país seguro. Não passe perto de áreas de risco e você não terá problema nenhum.

bottom of page