top of page

Minha viagem pela África - Roteiro & Gastos

Voltei recentemente de uma viagem de dois meses pelo continente africano, passando pela Etiópia, Tanzânia e Egito. Conheci lugares que a maioria das pessoas nem imaginavam que existiam e passei por experiências que levarei para sempre comigo. Algumas partes da viagem fiz sozinha enquanto outras estive acompanhada, nesse post compartilharei o meu roteiro e meus gastos, já avisando que foi uma viagem cara. Basta clicar nos links de cada país para saber mais detalhes de cada lugar.

ROTEIRO

11/12 - São Paulo -> Addis Ababa (Ethiopian Airlines - U$500).

12/12 - Logo pela manhã peguei um voo para Lalibela (Ethiopian Airlines - U$190). Cheguei cedo e já conheci parte do complexo de igrejas.

13/12 - Lalibela - segunda parte do complexo de igrejas.

14/12 - De manhã peguei um voo para Axum (Ethiopian Airlines - U$96) e pela tarde fiz um city tour em Axum. No fim da tarde peguei estrada e fui para Hawzien.

15/12 - Conheci as Tigray Churches, perto de Hawzien e depois peguei estrada em direção a Mekele

16/12 - Primeiro dia do Danakil Depression Tour

17/12 - Segundo dia do Danakil Depression Tour

18/12 - Terceiro dia do Danakil Depression Tour e voo de volta para Addis Ababa a noite (Ethiopian Airlines - U$180)

19/12 - Dia de descansar em Addis Ababa (nesse dia meu namorado chegou e continuamos a viagem juntos).

20/12 - As 5h pegamos um ônibus (Selam Bus - U$15) para Arba Minch, chegamos na cidade às 13h

21/12 - Omo Valley Tour (preço a se negociar, cada agência passa um diferente e é preciso negociar bastante antes de fechar, pois dá para baixar muito em relação ao primeiro preço que foi passado. Mandar e-mail para várias agências e achar a que mais vale a pena. Mas é um passeio caro, mais de U$200 por dia, acampando. Quanto mais gente no carro, mais barato fica o passeio, já que é um tour fechado.)

22/12 - Omo Valley Tour

23/12 - Omo Valley Tour

24/12 - Omo Valley Tour

25/12 - Omo Valley Tour

26/12 - Terminamos o tour pelo Omo Valley no dia 25 e dia 26 já voltamos para Addis Ababa. É possível voltar de ônibus mas decidimos voltar de avião e compramos no dia anterior a passagem (Ethiopian Airlines - U$70 caso a sua entrada na Etiópia tenha sido com a Ethiopian Airlines ou U$140 se não)

27/12 - Voo de Addis Ababa para a capital da Tanzânia, Dar Es Salaam (Kenya Airways - U$230)

28/12 - Chegamos no dia anterior a noite em Dar Es Salaam e no dia 28 pela manhã já pegamos o ferry para a ilha de Zanzibar (U$35, comprar com antecedência caso seja alta temporada. Ver os horários e fazer a reserva aqui)

29/12 - Zanzibar

30/12 - Zanzibar

31/12 - Zanzibar

01/01 - Aproveitamos a manhã em Zanzibar e às 16h pegamos o ferry de volta para Dar Es Salaam (+U$35)

02/01 - Às 7h pegamos um ônibus de Dar Es Salaam para Arusha, chegamos as 20h (Kilimanjaro Express - U$15)

03/01 - Safari (U$170)

04/01 - Safari (U$170)

05/01 - Safari (U$170)

06/01 - Safari (U$170) e volta para Arusha

07/01 - Logo de manhã pegamos o ônibus de volta para Dar Es Salaam, onde chegamos à noite.

08/01 - Descansamos em Dar Es Salaam.

09/01 - Esse dia foi quando o meu namorado voltou para o Brasil e eu segui viagem sozinha. O próximo destino foi o Egito, com uma escala prolongada de dois dias em Istambul (Turkish Airlines - U$420). Cheguei dia 9/1 cedo em Istambul e aproveitei a cidade.

10/01 - Dei mais uma volta por Istambul e a noite peguei a segunda parte do voo para Sharm El Sheikh, no Egito.

11/01 - Cheguei em Sharm El Sheikh na madrugada do dia 10 para o 11/1. Mas Sharm não era o meu destino final, e sim Dahab, uma cidadezinha há uma hora de lá. Então dormi na cidade, acordei no dia 11/01, fui para a rodoviária e peguei o próximo ônibus para Dahab (Go Bus - cerca de U$1)

12/01 - Dahab - Passeio snorkel Blue Hole e Blue Lagoon (cerca de U$20 com transporte, almoço e equipamento de snorkel)

13/01 - Dahab - Passeio pelo White Canyon e Colored Canyon (cerca de U$25 com transporte, almoço beduíno em um oásis e guia pelas trilhas)

14/01 - Dahab - Subida ao Monte Sinai a noite (cerca de U$10 com transporte e guia para subir a montanha)

15/01 - Nesse dia dei uma descansada em Dahab, pois a subida do Monte Sinai é durante a madrugada; cheguei cerca de meio dia de volta à Dahab e estava exausta.

16/01 - Dahab - Bate e volta a Petra, na Jordânia (U$220)

17/01 - Viagem de ônibus ao Cairo (GoBus - U$10)

18/01 - Cairo

19/01 - Black and White Desert (U$70)

20/01 - Black and White Desert

21/01 - Cairo

22/01 - Cairo - Fiquei muitos dias no Cairo porque estava esperando a minha mãe chegar, dei uma boa descansada do cansaço acumulado das últimas semanas, não fiz praticamente nada. Dia 22/01 a noite a minha mãe chegou ao Egito e continuamos viagem juntas. Lembrando que, como estava acompanhada da minha mãe, o resto da viagem não foi feito no estilo mochilão. Pegamos voos ao invés de ônibus, hotéis ao invés de hostels e fizemos um cruzeiro pelo Nilo.

23/01 - Cairo

24/01 - Cairo - Pirâmides

25/01 - Pela manhã pegamos um voo em direção a Aswan (NileAir - de U$50 a U$100) e começamos o Cruzeiro pelo Nilo. (cerca de U$350)

26/01 - Cruzeiro pelo Nilo

27/01 - Cruzeiro pelo Nilo

28/01 - Cruzeiro pelo Nilo

29/01 - Cruzeiro pelo Nilo e pegamos um voo de volta ao Cairo a noite.

30/01 - Cairo

31/01 - Cairo -> São Paulo (Ethiopian Airlines - U$500)

GASTOS

Os lugares pelos quais eu passei, num geral, são lugares baratos. Lugares onde um almoço na rua custa cerca de U$4 e viagens de ônibus de +10h não saem por muito mais que U$10. O que encareceu a viagem (e muito) foram os passeios; lugares como Omo Valley e o Safari não têm como serem feitos por conta própria (ou quando têm, demandam muito mais tempo, algo que eu não tinha sobrando), então é natural que as agências metam a faca e acabem cobrando quase U$200 por dia por passeios como esses. O total da minha viagem, contando todos os gastos, foi cerca de U$5.200,00 para um pouco menos de dois meses. Desses cinco mil dólares, mais da metade foi destinado à passeios com agência e mais mil dólares a passagem de ida e volta de São Paulo. Como disse lá em cima, de longe a viagem mais cara que eu já fiz. Mas trabalhei bastante para conseguir fazer-la e não teria feito de outra forma.