top of page

Salar de Uyuni - Guia Completo


O Salar de Uyuni fica na Bolívia e é o maior deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados. É possível visita-lo de Uyuni - na Bolívia, ou do Atacama - no Chile, e os passeios podem durar de 1 a 4 dias.

Se está pensando em fazer esse passeio, se prepare para o perrengue. Em alguns lugares não há energia elétrica nem água quente, o frio é forte, a comida é simples e internet nem pensar. Quem está acostumado com hoteis cinco estrelas e restaurantes luxuosos precisa abaixar um pouco (ou muito) as expectativas, rs.

Mas vale cada segundo.

COMO CHEGAR?

É possível fazer o passeio tanto pelo Atacama, no Chile, quanto por Uyuni, na Bolivia.

Para chegar a Uyuni, a maioria das pessoas saem de La Paz. O trecho pode ser feito de avião pelas companhias Amaszonas ou BoA.

Uma opção mais barata - e que a maioria dos mochileiros escolhe - é fazer o trajeto de ônibus noturno; a companhia mais famosa - e segura - é a TodoTurismo, o trajeto custa 250bols e dura cerca de 10h.

Se quer saber como chegar ao Atacama, clique aqui: Deserto do Atacama - Guia Completo

QUANTOS DIAS FICAR

& QUANTO CUSTA?

Opção 1: Passeio de um dia (cerca de U$ 40)

O tour sai somente da cidade de Uyuni e visita-se o Salar e mais alguns atrativos por perto. Para quem já está na Bolívia e não tem muito tempo disponível, essa é uma boa opção.

Para quem tem menos tempo ainda, é possível fazer esse passeio sem nem pernoitar em Uyuni: é só sair de La Paz a noite em direção a Uyuni, o pernoite é no ônibus e a chegada em Uyuni é pela manhã. O passeio para o Salar sai por volta das 10am e volta a tempo de pegar o ônibus noturno de volta para La Paz

Opção 2: Passeio de dois dias (cerca de U$ 70)

Também sai apenas de Uyuni. O primeiro dia é o mesmo que o primeiro passeio; o segundo dia se visita o vulcão Tunupa e mais alguns outros atrativos por perto.

Opção 3: Passeio de três dias (até U$185)

Essa foi a opção que eu escolhi. Saí do Atacama e terminei o passeio em Uyuni, e aqui conto detalhadamente o que vimos em cada um dos dias: Três dias pelo maior deserto de sal do mundo - Salar de Uyuni.

Opção 4: Passeio de quatro dias (até U$ 220)

O passeio de 4 dias tem o mesmo roteiro do passeio de 3 dias. A diferença é que no de três dias, se começa em uma cidade (Atacama ou Uyuni) e se acaba em outra. No de 4 dias é para quem quer voltar para a mesma cidade de onde começou.

O QUE INCLUI & O QUE LEVAR? O que inclui: Hospedagem, transporte, três refeições por dia e guia.

O que levar: 250bols, roupa de - muito - frio, jaqueta corta vento, papel higiênico, óculos escuros, protetor solar, manteiga de cacau, lenços umedecidos e água.

Não se preocupem com comida, as refeições oferecidas pela agência são suficientes; mas, se preferir, pode também levar algumas barrinhas.

COM QUAL AGÊNCIA FAZER?

Eu fiz o passeio pela Cordillera Travel, que é uma das companhias mais famosas que faz o Salar. E fiquei muito satisfeita.

Já li muitos relatos sobre agências mais baratas, dizendo que os alojamentos são muito ruins, e que muitos guias dirigem bêbados. Não cheguei a ver nada disso, mas preferi não arriscar.

Todas as agências fazem o mesmo roteiro; o que as diferenciam são os alojamentos, comida e guias. Se fosse de novo, não teria escolhido a Cordilheira - pelo preço; acredito que outras agências, um pouco mais baratas, tenham um serviço tão bom quanto.

Outras agências recomendadas por outras pessoas: Cordillera Traveler (testada pelo Livre Blog), Estrella del Sur, Red Planet Expedition, Uyuni Tours, Blue Line, World White Travel.

COMEÇO POR UYUNI OU PELO ATACAMA?

A diferença é praticamente nenhuma, o passeio é o mesmo. O que difere é a ordem dos dias, que - obviamente - será invertida. Quem começa pelo Atacama, por exemplo, conhece o Salar no última dia, e quem começa por Uyuni, conhece o Salar no primeiro.

OUTRAS DICAS

- Se prepare para a altitude, pois em um ponto do passeio chegamos a até 4mil metros de altitude.

- Se prepare também para o frio. Principalmente no primeiro dia (para quem começa pelo Chile). Use gorro, cachecol, luva, casaco corta-vento e ponha todas as roupas quentes que você tiver, uma por cima da outra, rs.

- Está proibido ir para o Salar de Uyuni e não tirar as famosas fotografias em perspectiva - por mais bobas que elas possam ser, rs. Aconselho que levem diferentes objetos para usar nas fotografias, e também vale dar uma pesquisada antes para chegar com várias idéias!

Quer ver com mais detalhe o que tem no passeio? Leia Três dias pelo maior deserto de sal do mundo - Salar de Uyuni.

bottom of page