top of page

Quanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama?


O Chile é um dos países mais caros da América do Sul e, consequentemente, o Atacama também. Por ser um lugar muito turístico, e por ser praticamente impossível fazer os passeios sem contratar uma agência, os preços acabam subindo ainda mais. Porém, não se desespere! É possível fazer um mochilão para lá sem ter que gastar todas as suas economias; mas é necessário se planejar anteriormente.

Então, vamos lá?

Passagem

Por estar relativamente perto do Brasil, a passagem não será o maior problema na hora dos gastos. O jeito com melhor custo benefício para chegar ao Atacama é por Santiago. Veja no Guia Completo - Deserto do Atacama como e quanto custa para chegar no deserto.

Hospedagem

Como foi dito no Guia Completo - Deserto do Atacama existe hospedagem para todos os gostos em San Pedro, desde campings, até resorts de luxo. Se quiser ficar em um hostel, dividindo quarto, considere cerca de U$15 por noite.

Comida

Considere cerca de U$10 em um jantar/almoço barato, num restaurante arrumadinho e gostoso. É lógico que é sempre possível comer por muito mais barato; o forte de San Pedro são as empanadas, que custam cerca de U$3 e alimentam bem.

Passeios

Ta aí o mais caro do Atacama: os passeios.

Como todos os outros tópicos, existem as opções mais baratas - que oferecem menos luxo - e as opções mais caras - que oferecem tours mais privados, com comida, champagne, etc. Fiz uma lista com uma média de preços das agências mais em conta, para cada passeio:

É importante mencionar duas coisas: a primeira, é que esse são os preços de outubro de 2016, com o tempo tudo vai ficando mais caro.

E a segunda é que, se fechar todos os passeios com só uma agência, é possível negociar e os preços podem abaixar bastante. Eu, por exemplo, fechei cinco passeios com uma agência que iria sair CLP 139.000, porém, com os descontos acabou saindo CLP 94.000; ou seja, quase U$70 de desconto. Esses preços são os preços oficiais, na hora tudo fica mais barato.

bottom of page