top of page

Dicas para mochileiros de primeira viagem


Foto: goo.gl/5Jpxbf

É inevitável passar perrengues em mochilões, porém, quanto mais você viaja, mais vai pegando a manha de como fazer certas coisas. Confira aqui algumas dicas que eu fui acumulando com cada viagem que fiz: 1. Quanto levar de dinheiro?

Isso vai depender muito do lugar que você vai e do tipo de viagem que você vai fazer. Em países mais baratos eu costumo planejar de 30 a 40 dólares por dia, sendo uns 10 só para o hostel e o restante para comer, se locomover e pagar as entradas dos lugares lá. Se for fazer passeios com agências, vai sair mais caro.

2. Como levar o dinheiro?

Existe um cartão pré pago internacional muito bom da Visa. Você carrega ele com quanto você quiser e vai recarregando quando o dinheiro estiver acabando, é de graça e você consegue pegar em qualquer banco. Ele é muito bem aceito na maioria dos países e é possível tirar dinheiro na moeda local nos caixas eletrônicos. O problema é que ele tem uma taxa de 6% de IOF.

Se você vai ficar pouco tempo e não vai levar mais de uns U$1500, acho que vale a pena levar o dinheiro em espécie e guardar ele numa doleira e no cofre dos hotéis.

3. Toalha é uma das coisas que mais ocupa espaço na mala. Recomendo comprar uma toalha de secagem rápida porque, além de secar rápido, ela também ocupa muito menos espaço que uma toalha comum.

4. Tire uma cópia do seu passaporte e a plastifique. Dessa forma, você pode deixar o original no cofre do hotel, seguro, e andar com a cópia na carteira.

5. Em lugares muito cheios, tranque a sua mochila. Foi no Grand Bazaar em Istambul que eu comecei a fazer isso; como é um lugar muito cheio onde todo mundo anda se empurrando, toda hora sentia alguém mexendo na minha mochila. Comprei um cadeado de senha, tranquei e não me preocupei mais.

6. Em viagens longas, escreva. Toda viagem - longa - que eu faço eu levo um caderninho de diário de bordo, onde eu escrevo todos os dias as coisas que eu fiz. Hoje é super divertido ler sobre as minhas viagens de alguns anos atrás, acabo lembrando de coisas que já tinha até esquecido.

7. Se você vai viajar sozinho, leve um GoPro. É muito chato ficar pedindo o tempo todo para outras pessoas tirarem fotos suas, a GoPro é a melhor solução para isso. Eu sei que é uma câmera cara então, caso não possa comprar, compre um pau de selfie para o seu celular mesmo, também ajuda muito. 8. Compre suas passagens aéreas as 15h de terça-feira. Esse costuma ser o dia que as grandes companhias aéreas reduzem seus preços para competir com empresas menores.

9. Cheque se o seu hostel tem cofre, você não quer deixar suas coisas de valor

10. Se estiver indo embora de algum país e tiver algumas moedas sobrando, dê para moradores de rua.

11. Não se estresse. Imprevistos acontecem e fazem parte de qualquer viagem. Se estressar só vai piorar a situação.

12. Quer conhecer gente nova? Fique em hostels e pegue quartos divididos.

13. Seja organizado. Tirou alguma roupa? Dobre e coloque de volta na mala. Ao pegar quartos compartilhados você vai ter pouco espaço para as suas coisas, é extremamente importante ser organizado.

14. Vá com espaço sobrando na mala, dessa forma você consegue comprar coisas novas sem se preocupar se vai caber.

15. Se sua viagem for longa, tire dias para descansar. Acho que um dia a cada dez é razoável; acorde tarde nesse dia, fique de bobeira pela cidade, durma cedo. Não há corpo que aguente acordar cedo, andar o dia inteiro e dormir tarde todos os dias.

16. Faça duas necessaires: uma com coisas de banho como shampoo, condicionador, sabonete e desodorante, e outra com coisas que você não vai usar no banho, como escova de dentes, pasta, etc. Dessa forma, ao ir tomar banho em banheiros compartilhados, você leva sua toalha, roupa e a necessaire já pronta, e não precisa ficar separando as coisas de banho.

17. Se for ficar bastante tempo em um lugar, compre um chip pré pago para ter internet.

18. Compre viagens de ônibus noturnas para economizar na acomodação.

bottom of page