top of page

MUDEI DE CARREIRA AOS 25 E ESTOU NA MELHOR FASE DA MINHA VIDA

Eu sei, o título parece artigo sensacionalista, propaganda falsa, fake news, mas não é. Vim aqui hoje contar pra vocês o que estive fazendo nos últimos anos, falar sobre o curso que fiz em Barcelona, como vim parar em Londres, como tenho conseguido viajar por aqui e quais são os meus próximos passos. Então senta, que lá vem textão...


Bom, pra quem é novo por aqui: prazer. Meu nome é Amanda e eu sou formada em Design Gráfico. Trabalhei por alguns anos na área mas sempre me vi muito frustrada, tanto com o trabalho em si quanto com o salário. Vida de designer gráfico no Brasil não é fácil, não é uma área valorizada e não tem muito espaço pra crescer, pelo menos essa foi a impressão que eu tive nos poucos anos que trabalhei na área. 

Meu grande sonho sempre foi conseguir trabalhar da estrada. Encontrar um trabalho que 1. Me permitisse trabalhar remotamente e 2. Pagasse bem o suficiente pra eu viver viajando. Design gráfico entra na primeira categoria, mas passa longe da segunda. Pesquisei bastante até encontrar a área de programação. É uma área gigante, que abrange muitas coisas e que eu nunca tinha cogitado aprender, mas que está em alta e é bem comum trabalhar remotamente como programador. Decidi tentar.

Resolvi aprender programação pela liberdade de viajar e puramente isso. Nunca fui de exatas nem nunca tive nenhum interesse na área, mas confiava no meu raciocínio lógico então resolvi tentar mesmo assim.

Comecei a estudar sozinha, e fui gostando cada vez mais do negócio... fiz cursos online, assisti videos no youtube, li livros e, assim, comecei a conhecer melhor o universo da programação. Sozinha, aprendi HTML, CSS e um básico de JavaScript (sendo só o último realmente considerado linguagem de programação).

Simultaneamente, estava com a idéia de sair do Brasil e morar fora por um tempo. Então juntei o útil ao agradável e comecei a procurar cursos de programação na Europa. Foi aí que conheci o termo coding bootcamp, que é um modelo de curso muito famoso na Europa e nos EUA: um curso super intensivo (12h por dia 6 dias por semana) mas que, em poucos meses, você aprende programação bem o suficiente para conseguir um emprego na área, e a própria escola te dá todo o suporte para conseguir um trabalho depois.


Depois de muita pesquisa resolvi que era isso que eu queria fazer, e encontrei o que parecia ser o melhor bootcamp da Europa. Eu estava super afim de fazer esse curso, mas existiam mil e uma inseguranças: será que é isso que eu quero mesmo pra mim? Eu aguento estudar tanto em tão pouco tempo? E se eu não gostar? E se eu tiver um burnout? Esse negócio de conseguir trabalho depois é verdade? Como eu vou pagar?


Sobre o último ponto: já vou avisando que é um curso MEGA caro. Tipo, preço de um carro assim, e não um 1.0 baratinho não. Principalmente para nós que somos do Brasil e ganhamos em real, é um valor bem absurdo. Mas eu li as reviews de ex-alunos, conversei com pessoas que tinham cursado, ouvi e li o que as pessoas tinham para falar sobre o curso e cheguei à conclusão não só de que o curso era realmente bom, mas de que 100% dos alunos depois conseguem um emprego na área e, por ser uma área bem valorizada, conseguem o dinheiro do curso de volta em alguns meses. Resolvi tentar.


Desde que eu resolvi tentar até eu realmente começar o curso foi mais ou menos um ano: eu precisava estudar mais e, mais importante, eu precisava arrumar o dinheiro.

Agora é hora de falar algo aqui que com certeza já está claro para todos, mas é bom explicar mesmo assim: eu venho de uma família privilegiada. Longe de ser um família rica, mas é uma família onde nunca me faltou nada e nunca precisei ajudar financeiramente em casa. Eu ainda não tinha o dinheiro para pagar o curso e os meses na Europa até eu começar a trabalhar, mas eu tinha o apoio da minha família de me sustentar até que o conseguisse. Passei um ano estudando e juntando dinheiro: sequei todas as minhas economias, vendi quase todo meu guarda-roupa, organizei eventos, trabalhei numa fazenda nos EUA onde ganhava em dólar e, por último, vendi meu carro (ainda assim precisei de um apoio financeiro familiar).

Dia 7 de janeiro de 2019 comecei o curso, em Barcelona. Foram alguns dos meses mais desafiadores da minha vida. São 12h por dia 6 dias por semana trabalhando o cérebro e aprendendo o tempo todo coisas novas. É puxado, mas valeu cada segundo e cada centavo gastos.


A última semana do curso é voltada para arrumar trabalho. Eles dão todo o suporte necessário, te ajudam a montar um CV novo, um perfil no LinkedIn, te colocam em contato com empresas, trazem empresas para um “recruiting day” na escola.. enfim, pra ilustrar melhor: TODAS as pessoas que se formaram comigo estavam empregadas em algum país da Europa num período de um mês depois do final do curso. Até as duas pessoas que não tinham cidadania europeia (eu tenho e, sim, isso facilita muito, mas é possível encontrar trabalho nessa área sem ter, não sei sobre outras áreas). E foi assim que eu acabei caindo em Londres, uma cidade que eu nem cogitava vir mas que a vida acabou me trazendo e eu estou a cada dia mais apaixonada.

Parece bom demais para ser verdade, eu sei. A gente está acostumado com a situação no Brasil, onde é super difícil conseguir emprego e os salários são baixos. Mas por aqui a realidade é outra, a área de programação é muito solicitada e, se você estiver aberto a mudar de país e correr atrás das oportunidades, é realmente fácil conseguir trabalhar.

Hoje eu trabalho e moro em Londres, sou financeiramente independente, e trabalho alguns meses por ano de outros países. Estou cada vez mais perto da vida que eu me enxerguei vivendo antes de aprender programação, algo jamais acreditaria alcançar se me contassem uns anos atrás e, sem exagero, foi graças a esse curso e a todo o empenho que eu coloquei para fazer isso dar certo.



É um processo longo, difícil e caro. Mas que vale todo o esforço. Se você estiver cogitando mudar para área de programação, ou conhece alguém que está, vem bater um papo comigo no instagram, que eu te falo com mais detalhes sobre o curso, e o que precisa ser feito pra entrar nessa área.


Os requisitos para fazer o curso são: saber falar inglês (essencial já que o curso todo é em inglês) e ter muita força de vontade de aprender. Não precisa ter nenhum background na área, mas é necessário sim motivação já que é um curso difícil e puxado.


bottom of page