Amanda Areias

Programadora e designer gráfica por profissão, viajante por paixão e feminista por necessidade.​

Mochileira desde os 17 anos, sempre em busca de lugares, culturas e pessoas novas.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Subindo o Monte Sinai


O Monte Sinai (ou Mount St Catherine) é a segunda maior montanha do Egito e o passeio mais famoso da região. Segundo a Bíblia, foi lá que Moisés falou com Deus e recebeu os 10 mandamentos; é também um ponto de encontro entre as religiões cristã, judaica e islâmica, já que as três acreditam no profeta.

É possível subir a montanha tanto a noite - para ver o nascer do sol - quanto durante o dia - para ver o pôr do sol. A maioria das pessoas sobe a noite, e eu resolvi fazer igual. O passeio começou às 23h, quando me buscaram no meu hotel em Dahab, nisso me juntei a um grupo de 15 pessoas, onde eu era a única mulher, e dirigimos por cerca de 2h em direção ao início da subida.

Lá, nos encontramos com o nosso guia e começamos o trekking por volta das duas da manhã; a subida leva cerca de 2:30h e não é difícil, mas é cansativa - é preciso levar lanterna (de preferência uma head lamp) e estar bem preparado para o frio que é muito forte. A parte mais difícil da trilha são os últimos 20 minutos, onde têm 750 degraus para se subir, mas é bom que aquece bem o corpo:

Chegamos no topo da montanha por volta das 5h e ficamos esperando (congelados) o sol nascer. A vista lá de cima é tão maravilhosa que até te faz esquecer por alguns minutos da temperatura negativa.

Depois de um tempo lá em cima admirando toda a beleza e história que se passou naquele local, começamos a descida, que foi bem mais tranquila e durou pouco mais de uma hora. Com a presença do sol, o calor vai aumentando e você vai tendo que tirar todos os casacos no caminho, rs. Terminamos a descida num dos monastérios mais antigos do mundo, que foi onde - segundo a Bíblia - Moisés falou com Deus.

A chegada em Dahab é por volta do meia dia e é necessário reservar esse dia inteiro somente para ficar descansando, já que provavelmente você estará exausto.

#Egito #Sinai